Pesquisa inédita que pretende gerar uma estimativa abrangente de quanto custa a estratégia repressiva e proibicionista adotada no Brasil com relação ao uso e à venda de drogas. Na primeira etapa (2019), o levantamento contemplará custos do sistema de segurança e justiça.
Leia MaisPesquisa para traçar perfil dos adolescentes cumprindo medidas de internação por atos infracionais análogos ao tráfico de drogas e conhecer as condições da apreensão, o tratamento nas unidades socioeducativas e as necessidades de capacitação dos internos.
Leia MaisRede de instituições e ativistas mobilizada de forma permanente para monitorar dados sobre segurança pública e direitos humanos em cinco estados brasileiros, acompanhar políticas e propostas legislativas voltadas para a segurança, e criar espaços específicos de diálogo envolvendo diferentes temas e segmentos profissionais.
Leia MaisPesquisa para atualizar e complementar trabalhos anteriores a respeito da dinâmica das mortes por intervenção policial (MIPs) no Estado do Rio de Janeiro, de 2006 a 2018, e verificar possíveis correlações entre essas mortes, os homicídios comuns e os registros de desaparecimentos no estado.
Leia MaisMonitoramento do dia a dia da intervenção federal na segurança pública fluminense, com foco especial nas violações de direitos em favelas e periferias. O Observatório terá apoio de uma rede de organizações defensoras de direitos, de um conselho de ativistas de favelas e de três entidades que recolhem dados sobre violência diretamente dos moradores.
2018
Leia MaisEncontros de jovens de diferentes comunidades do Rio para debater a política de “guerra às drogas” e elaborar material informativo sobre os impactos dessa política no cotidiano das favelas, apresentando alternativas ao paradigma da repressão.
Leia Mais